Monday, October 15, 2007

World News Webcast : a reinventar o jornalismo televisivo

A ABC, um dos três principais canais de televisão nos EUA, começou recentemente a realizar um telejornal especial para os meios digitais – Internet, vodcasts, telemóveis -, apresentado pelos principais pivôs da estação. Sinais dos novos tempos, mas também uma experiência que serve para testar novos formatos para a emissão dita “normal” do “World News”.

A ABC é a primeira estação nacional norte-americana a levar a equipa do principal noticiário a fazer um telejornal específico para os novos meios. Esta emissão do “World News”, colocada online durante a tarde – a emissão para televisão começa às 18h30 -, tenta romper com alguns dogmas do jornalismo televisivo norte-americano. As reportagens são mais longas, têm propositadamente um aspecto menos limado, e são realizadas para uma audiência que normalmente foge à emissão das 18h30.

A ABC quer atingir a faixa etária dos 25 até aos 54 anos com esta edição online. A ideia, escreve o "New York Times", é que a versão online do “World News” seja mais pessoal, menos formal, como se fosse feita para a MTV e não para a ABC.
Essa informalidade notou-se na edição de sexta-feira, dia 13 de Outubro, quando no final do programa o pivô falou sobre a ida de um dos produtores da estação para a Índia, em trabalho.
As imagens mostravam nessa altura a ´régie` da estação, onde estava o tal produtor, a corar, surpreso com a situação. “Podes dizer adeus para casa uma vez mais”, disse o pivô Charles Gibson. A diferença notou-se também no dia seguinte ao presidente Bush ter anunciado a retirada gradual das tropas do Iraque. O pivô Charles Gibson esteve à conversa sobre o tema com a correspondente da ABC na Casa Branca durante 3 minutos e 20 segundos. Pode não parecer muito para Portugal, mas para quem conhece a realidade nos EUA sabe que é bastante tempo dedicado ao assunto.

Outra característica do webcast do World News é a rubrica que mostra e analisa a lista diária de buscas em crescimento no Google. Esta emissão tem ainda trabalhos mais longos sobre tecnologia e artes e espectáculos, que pouco espaço tinham na emissão televisiva.

“Façam um ‘stand-up’ longo, coloquem ‘sound bites’ mais longos, introduzam uma entrevista”, disse ao NYT Jason Samuels, produtor sénior da ABC para os conteúdos digitais, sobre o que pedem aos jornalistas no terreno. “Façam uma história de todas as formas interessantes – não há regras”. Apesar da audiência do “World News” digital ser ainda reduzida quando comparada com a emissão televisiva – 4,5 milhões de visionamentos e downloads por mês –, a ABC espera que o retorno venha mais tarde. “O que eu espero é que a ponta digital da ABC News comece a produzir lucros que sejam orientados para o benefício do ´World News`”, disse Charles Gibson. Até lá, aproveita-se para o grande ecrã as experiências jornalísticas que resultaram no pequeno. A emissão online pode ser vista aqui: World News Webcast

Alexandre Brito, RTP 2007-10-14


And may I add... o primeiro que vi näo está nada mau!!
Muito interessante e no bom caminho!!!
Oxalá assim continue!

Fox: roam-se todos de raiva!!

Link